Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Quarta-feira, 17 de Novembro de 2010
Acólitos do Santuário de Fátima celebram 25 anos de existência

O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima (GASF) assinalou no passado dia 14 de Novembro os seus 25 anos de existência. Constituído actualmente por 37 acólitos, com idades entre os 10 e os 40 anos, este grupo foi fundado em 1985.

Acólitos

As comemorações das bodas de prata constaram da participação na missa, às 11 horas, seguida de um almoço festivo, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. A festa continuou durante a tarde com uma sessão comemorativa, no Salão de Nossa Senhora do Carmo, com o canto dos parabéns e com a partilha do bolo de aniversário. Encerrou com a fotografia de grupo.

Cerca de uma centena de pessoas participaram nas comemorações entre actuais e antigos acólitos do Santuário e respectivos familiares, capelães e outras pessoas que os têm acompanhado e ajudado a melhor realizarem o seu trabalho.

Na sessão comemorativa dos 25 anos do GASF esteve presente Mons. Luciano Guerra. Reitor do Santuário de Fátima entre 1973 e Setembro 2008, Mons. Guerra lembrou a criação do grupo. Depois, tomou da palavra o Padre Pinho, responsável pelo grupo durante alguns anos. Seguiram-se vários testemunhos de antigos e actuais acólitos e a projecção de fotografias que ilustram diversos momentos marcantes dos 25 anos de existência do grupo.

A sessão terminou com uma palavra do actual Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes. Assim como na homilia com se que iniciou esta jornada, o Reitor sublinhou a importância do Grupo de Acólitos para o Santuário.

Na missa, no final da homilia, dirigindo-se directamente ao grupo, saudou-o com as seguintes palavras: “Caros amigos, acólitos actuais ou nestes últimos 25 anos! Pertencer a este grupo foi e é um sinal da bondade de Deus para cada um de vós. Fostes chamados a uma relação de maior e mais próxima amizade com Ele, presente de um modo sacramental e real na Eucaristia, em que exerceis o vosso ministério. O mesmo Jesus que vos convidou, espera uma resposta decidida e alegre da vossa parte”.

E, rezando para “que o Beato Francisco Marto, patrono dos acólitos portugueses vos proteja e interceda por vós junto de Deus.”, exortou os acólitos com as seguintes palavras: “Procurai aproveitar bem a vossa juventude e vivei-a com entusiasmo e com ideais grandes; aprofundai a vossa fé e comprometei-vos a amar o Senhor com a vossa oração e a vossa a vida. Procurai dar sempre bom testemunho de Cristo junto dos vossos colegas e amigos, pois, sabendo que sois acólitos, eles esperam de vós palavras e atitudes condizentes”.

Vive-se o presente, recordou-se o passado e prepara-se o futuro do GASF, sempre com novos desafios. Para o director do SEPALI, o Padre Carlos Cabecinhas, é ponto assente que a grande aposta para este grupo de voluntários ao serviço de Nossa Senhora e do Santuário de Fátima passa pela formação. “Vamos tentar dar novo alento à formação, com um programa próprio”, refere o sacerdote.

 

Ser acólito no Santuário de Fátima - Dois testemunhos

Dois dos actuais acólitos, dos mais velhos do grupo, recordam à Sala de Imprensa do Santuário o que significou a celebração desta efeméride dos 25 do GASF, e o que para eles significa ser acólito.

Domingo sem ir ao Santuário não é Domingo César Vicente, de 37 anos, é acólito no Santuário há 23. “Desde muito cedo, comecei a participar nas missas de semana, tínhamos uma escala, estava eu no Externato de São Domingos, e dois a dois íamos de ‘fugida’ da escola para o Santuário. Na altura o grupo chamava-se os Meninos do Coro, com um roquete branco sobre a batina vermelha. O Santuário tinha uns sapatos pretos no armário que eram para serem utilizados por aqueles que participavam na missa. Foi assim nestes convívios que fui crescendo. Mais tarde foi criado o Grupo de Acólitos para as celebrações da Páscoa e dos domingos. Hoje em dia se não for à missa ao Santuário, o Domingo para mim não é Domingo”, recorda.

Como momentos especiais ao serviço do Santuário de Fátima, César recorda dois em particular: a dedicação da Igreja da Santíssima Trindade, a 12 de Outubro de 2007, e a despedida de Mons. Luciano Guerra como reitor do Santuário, a 25 de Setembro de 2008.

“A dedicação da Igreja da Santíssima Trindade, um marco na história de Fátima, um momento alto na história da Igreja em Portugal. Assim na celebração nada pode faltar, nada pode passar sem ser calculado. Por isso reuniões, ensaios e muita paciência foram o que tive de pedir aos acólitos para esta grande festa”, afirma.

E, questionando a despedida de Mons. Guerra, justificou: “Porque foi uma das pessoas que me marcou, pela sua frontalidade, inteligência e capacidade de contagiar todos que o rodeiam para a realização dos seus projectos. A participação nas actividades recreativas do grupo e onde Monsenhor também participava, mesmo a jogar à bola, aos saltos, numa ou outra brincadeira. Isto impressionava todos os jovens acólitos. Foi sempre um grande defensor deste grupo, ensinou-me muito, e eu nunca esquecerei a sua despedia que comoveu a todos os presentes: ali voltado para Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições. Foi marcante e nessa altura senti que algo se ia desligar. Aproveito para lhe dizer um grande obrigado pelo seu trabalho”.

Ainda, em jeito de agradecimento ao Santuário pela comemoração da efeméride dos 25 anos do GASF, o César destacou o momento como “uma festa muito bonita, simples e alegre”, um momento “de reencontro entre todos aqueles que passaram pelo grupo”.

Ser acólito no Santuário é privilégio e uma responsabilidade. Luís Ferreira, de 39 anos e também natural de Fátima, é acólito no Santuário de Fátima há 25 anos, mas, tal como o César, já ajudava à missa desde os 6/7 anos de idade, nos Meninos do Coro.

Para este jovem ser acólito “é um dom e um ministério da Igreja; é uma forma de participação activa que deve contribuir para a solenidade e dignidade das celebrações; é uma demonstração de amor e devoção a Jesus Eucaristia; é um caminho para melhor saborear a liturgia. Sê-lo no Santuário de Fátima é um privilégio e uma responsabilidade”.

Também Luís Ferreira guarda alguns momentos especiais do seu serviço neste santuário: “Naturalmente que guardo com especial carinho a recordação das celebrações presididas por João Paulo II e Bento XVI, e em particular a profundidade do olhar de João Paulo II”.

Como em tudo nesta vida, há sempre também uma história mais caricata a recordar: “A título de curiosidade, recordo também um momento, ainda do primeiro ano de acólito: ao apresentar o turíbulo ao presidente da celebração - Mons. Luciano Guerra -, algumas brasas caíram na carpete, que começou a queimar-se; recordo a forma desembaraçada com que Monsenhor deu um pontapé nas brasas, de forma a afastá-las dali”.

O Luís destaca o momento da comemoração dos 25 anos do GASF como “de partilha, de (re)encontro e de recordações”.

Foi o assinalar de um caminho percorrido e o lançamento de desafios para o futuro, como os propostos pelo Reitor P. Virgílio Antunes: «aprofundai a vossa fé e comprometei-vos a amar o Senhor com a vossa oração e a vossa a vida. Procurai dar sempre bom testemunho de Cristo junto dos vossos colegas e amigos, pois, sabendo que sois acólitos, eles esperam de vós palavras e atitudes condizentes» ”, recorda este acólito.

 

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/ 



publicado por Carlos Gomes às 21:12
link do post | favorito
|

1 comentário:
De portugalflash a 17 de Novembro de 2010 às 21:34
Procuramos Bloggers para pertencer ao Comunidade Generalista (www.portugalflash.com) os interessados, enviem e-mail: portugalflash@sapo.pt


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

BLOGUE "AUREN" SUSPENDE A...

A INQUISIÇÃO EM OURÉM

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

GRUPOS LINGUÍSTICOS APRES...

PONTIFICIA ACADEMIA MARIA...

D. ANTÓNIO MARTO COMPARA ...

LEIRIA MOSTRA TRAJE TRADI...

BISPO DE SETÚBAL PRESIDE ...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA APRES...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

PAN QUER DISCUTIR MOBILID...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

OURÉM: OS MISTÉRIOS DA SI...

FAPWINES ACRESCENTA ROSÉ ...

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS...

“UM LOUVOR A MARIA” LEVA ...

MADRE TERESA ERA TANTO DE...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

AUTORIDADES DE OURÉM FELI...

DEPUTADO MENDES CORREIA E...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

OURÉM: OLIVAL ESTÁ EM FES...

QUANDO VISITA OFICIALMENT...

CAÇADORES MARCAM ENCONTRO...

OURÉM TEM FESTA GRANDE NO...

OURÉM EVOCA DIÁSPORA E CU...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

O ZOROASTRISMO E A SUA IN...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

PAPA ENVIA CARTA AO 24º C...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA CELEB...

OURÉM LEVA MÚSICA, DANÇA,...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OURÉM: FREIXIANDA ESTÁ EM...

ALVAIÁZERE REALIZA FESTIV...

RIO DE COUROS REALIZA FEI...

ALVAIÁZERE: PELMÁ ESTÁ EM...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

PARTIDO "OS VERDES" COLOC...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

arquivos

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds