Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 23 de Novembro de 2010
2º ENCONTRO NACIONAL DE SINDONOLOGIA

Realizou-se no passado sábado, no auditório do Museu dos Missionários da Consolata, em Fátima, o II Encontro Nacional de Sindonologia dedicado ao estudo do Santo Sudário de Turim. Organizado pelo Centro Português de Sindonologia com o apoio da Fundação para a Pesquisa Religiosa e do Museu da Consolata, o evento começou com uma intervenção do grande perito e apóstolo Português do Santo Sudário, Presidente e Fundador do Centro, Fernando Lagrifa Fernandes, que tem dedicado mais de 30 anos ao estudo e à divulgação da Sagrada Relíquia da Paixão de Cristo.

santo sudario

Lagrifa, que em 2002, foi juntamente com o Prof. Zugibe e  Philip James Kronzer, condecorado pelo Chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte de Bragança, com a Ordem de Mérito de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa pelos seus muitos anos de estudo e divulgação do Santo Sudário, realizou, desde a década de 1980, centenas de exposições alusivas ao tema da Mortalha de Cristo, em Portugal e nas Comunidades Portuguesas emigrantes.

Foi Lagrifa Fernandes que depois de falar dos novos dados conhecidos sobre o Sudário e do trabalho de divulgação e exposição de quase quatro décadas, convidou todos os participantes a visitarem a exposição de documentos alusivos ao Santo Sudário com a réplica, em tamanho real, da verdadeira relíquia e a grande colecção de livros sobre o que disse ser “o artefacto histórico mais estudado de todos os tempos”.

A seguir à visita guiada à exposição conduzida pelo Director do Centro de Sindonologia, o médico Antero Moreira, teve lugar a exibição de um novo vídeo documentário da BBC, inédito em Portugal e que revela novos factos sobre a relíquia mais controversa da Igreja reunindo dados históricos e científicos que refutam, de uma vez por todas, os testes de Carbono 014 que dataram a mortalha de linho à época Medieval.

O documentário que já mereceu o elogio do Papa Bento XVI foi produzido por David Rolfe e é da autoria do conhecido perito e pesquisador Inglês Ian Wilson que já antes havia descoberto referências ao Santo Sudário entre o Século 3º e o Século 5º que descrevem o objecto sagrado e as suas características únicas, dobrado e assim camuflado durante séculos como “Véu de Verónica”. Com estas novas provas ficam assim refutados os resultados dos testes de Carbono 014 de 1988 que diziam que o lençol com a imagem frente e verso do corpo de um homem que foi crucificado era uma falsificação da Idade Média.

Depois do almoço oferecido aos participantes pelo Dr. Moreira num restaurante local, foi a vez de Carlos Evaristo da Fundação para a Pesquisa Religiosa falar do trabalho que se tem desenvolvido, desde o último Encontro realizado em Fátima, em Abril de 2002 que trouxe a Portugal, pela primeira vez, o Presidente da Comissão Pontifícia para os Estudos do Santo Sudário, o Prof. Dr. Frederick Zugibe que na altura deu uma palestra com o tema “A morte de Cristo e Barbet revisto”.

Evaristo, na qualidade de Arqueólogo e Perito em Iconografia Sacra Medieval e Relíquias, falou também das práticas funerárias no tempo de Jesus e do seu estudo pessoal do Culto das relíquias na Idade Média que revelou pela primeira vez que grandes secções do Sudário, na zona da bainha em toda a volta e até à zona da imagem, eram sistematicamente removidas, ao longo dos séculos e distribuídas pela Casa de Sabóia, proprietária da Relíquia, a devotos da mesma família. Depois essas mesmas zonas do Sudário eram reparadas e reconstruídas por monjas, utilizando técnicas de bordadura semelhantes mas recorrendo a materiais contemporâneos (medievais) que continham resinas e corantes. Foram aliás dessas áreas contaminadas, referiu, que foram retiradas as amostras para os testes de datação em 1988 e daí o resultado contraditório.

Evaristo falou também de como não se pode confiar piamente no Carbono 014 e explicou o caso do tão falado ossário com a inscrição “Tiago, irmão de Jesus” que foi apresentado no Museu Real do Ontário, em Toronto, no Canadá, onde trabalhou e que se descobriu mais tarde ser obra de um falsificador Israelita, entretanto preso, e que usou técnicas e materiais contemporâneos de Cristo para enganar toda a comunidade científica.

 “O Santo Sudário e os Cristãos” foi depois o tema da palestra de João Paulo Sacadura, conhecido jornalista da TVI e um apaixonado pelo tema do Santo Sudário que relatou várias experiências dos mais de 30 anos de discursos sobre o tema e falou também da peregrinação recente que realizou a Turim para contemplar, pela primeira vez, a Sagrada Relíquia durante a breve Ostentação autorizada pelo Santo Padre no passado mês de Maio. Sacadura falou também das palestras sobre o tema do Santo Sudário e como estas marcam as pessoas, partilhando vários testemunhos de fiéis com quem falou e dando depois o seu próprio testemunho de Fé.

“O Santo Sudário e a Catequese de Hoje” foi um tema apresentado por Maria Glória Barroso, catequista de Ramalde, no Porto, que recorreu a um programa powerpoint para explicar como a venerada relíquia contendo o rosto do Cristo sofredor e as marcas da sua paixão pode ser utilizado como um instrumento de uma nova evangelização e catequese. A Catequista partilhou também fotos da peregrinação a Turim organizada pelo Centro e vários testemunhos lá recolhidos.

Na sua palestra “O Sudário de Turim e o Século XXI”, Antero Moreira, membro da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, relatou com grande perícia todos os aspectos científicos a considerar no Santo Sudário e resumiu, de forma inteligente, as diversas teorias e intervenções científicas na Sagrada Relíquia desde o Século XIX. Falou ainda dos milhares de websites que existem sobre o tema e da importância da documentação disponível na Internet.

O II Encontro sobre o Santo Sudário terminou, já muito depois da hora prevista, dado o interesse manifestado pelos vários devotos presentes, (religiosos, leigos e cientistas) que debateram as várias conclusões tiradas durante o Fórum de Discussão que teve lugar antes do encerramento.

Para breve ficou anunciado a abertura, em Fátima, do Centro de Sindonologia e do estudo das Relíquias da Paixão de Cristo que é parte integrante da Fundação para a Pesquisa Religiosa e que conta com um Centro de Pesquisa, uma Lipsonateca (Exposição de uma Colecção de Relíquias) e o Arquivo Documental onde ficou depositada uma vasta biblioteca Sindonológica e documentação do acervo do Engº Fernando Lagrifa Fernandes, material esse que segundo Carlos Evaristo, vai ser catalogada e inventariada pois constitui uma fonte preciosa de informação para o estudo do tema em Portugal.

Para Carlos Evaristo a realização do II encontro, no Auditório Beato José Alamano, em Fátima, tem um especial significado dado a obra da Consolata ter tido início em Turim e de lá ser natural o fundador dos Missionários que foi aluno de outro filho de Turim, São João Bosco.

Para a Semana Santa do Ano 2011 ficou a promessa de um novo encontro com uma Conferência Internacional e uma Exposição.

santo sudario

Um aspecto da visita à Exposição e Réplica do Santo Sudário.

Lagrifa Fernandes junto à sua colecção de Livros e Documentos

santo sudario

Lagrifa Fernandes e Antero Moreira

santo sudario

Lagrifa Fernandes apresenta João Paulo Sacadura

santo sudario

A apresentação feita por Maria Glória Barroso

João Paulo Sacadura, Jornalista da TVI, atento aos oradores.

Carlos Evaristo e Antero Moreira

 

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/



publicado por Carlos Gomes às 14:02
link do post | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

BLOGUE "AUREN" SUSPENDE A...

A INQUISIÇÃO EM OURÉM

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

GRUPOS LINGUÍSTICOS APRES...

PONTIFICIA ACADEMIA MARIA...

D. ANTÓNIO MARTO COMPARA ...

LEIRIA MOSTRA TRAJE TRADI...

BISPO DE SETÚBAL PRESIDE ...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA APRES...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

PAN QUER DISCUTIR MOBILID...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

OURÉM: OS MISTÉRIOS DA SI...

FAPWINES ACRESCENTA ROSÉ ...

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS...

“UM LOUVOR A MARIA” LEVA ...

MADRE TERESA ERA TANTO DE...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

AUTORIDADES DE OURÉM FELI...

DEPUTADO MENDES CORREIA E...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

OURÉM: OLIVAL ESTÁ EM FES...

QUANDO VISITA OFICIALMENT...

CAÇADORES MARCAM ENCONTRO...

OURÉM TEM FESTA GRANDE NO...

OURÉM EVOCA DIÁSPORA E CU...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

O ZOROASTRISMO E A SUA IN...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

PAPA ENVIA CARTA AO 24º C...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA CELEB...

OURÉM LEVA MÚSICA, DANÇA,...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OURÉM: FREIXIANDA ESTÁ EM...

ALVAIÁZERE REALIZA FESTIV...

RIO DE COUROS REALIZA FEI...

ALVAIÁZERE: PELMÁ ESTÁ EM...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

PARTIDO "OS VERDES" COLOC...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

arquivos

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds