Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010
CALÇADA PORTUGUESA: DA SERRA D'AIRE PARA O MUNDO!

calçada portuguesa

Foto:  http://goodnight-moon.net/portugal/calcada-portuguesa-literalmente/

 

Não existe turista que, ao visitar o nosso país, não tenha experimentado um certo deslumbramento perante os magníficos trabalhos artísticos produzidos pelos canteiros portugueses que decoram o pavimento das ruas e praças de muitas cidades e vilas de Portugal. Com efeito, a calçada portuguesa constitui uma marca do nosso talento artístico, apenas visível em Portugal ou nos países onde a cultura portuguesa marca a sua presença.

Trata-se de uma arte decorativa surgida em Lisboa em meados do século XIX, idealizada por Eusébio Furtado, à altura Governador de Armas do Castelo de São Jorge, tendo a Praça do Rossio sido um dos primeiros locais a receber esse género de pavimento.

A pedra, branca e preta, que constitui a principal matéria-prima da calçada portuguesa, é arrancada das entranhas do maciço calcário estremenho da serra d’Aire, constituindo simultaneamente uma das fontes de rendimento e de ocupação de mão-de-obra da região.

Com o auxílio de um martelo, o calceteiro experimentado ajusta a pedra à forma pretendida para, com o recurso a um molde, produzir no pavimento da calçada as mais diversas formas geométricas e decorativas, alternando as pedras consoante a respectiva cor. Esta arte remete-nos para os magníficos mosaicos com que os romanos decoravam o pavimento das suas casas ou ainda pavimentavam as inúmeras estradas que construíram e chegaram até aos nossos dias, tal é a resistência e durabilidade dos materiais empregues. Por conseguinte, não será exagero afirmar que a calçada portuguesa constitui uma manifestação artística que possui raízes milenares.

Celebrizada por Almeida Garrett n’ “O Arco de Sant’Ana” e Cesário Verde em “Cristalizações”, a sua extraordinária beleza e os motivos decorativos passam-nos frequentemente despercebidos na medida em que nos habituámos a pisar o pavimento revestido com calçada portuguesa que nem damos conta do seu interesse artístico e do trabalho que o mesmo envolveu. De resto, esta arte exige uma especialização sem a qual é fácil de destrinçar a qualidade da obra, razão pela qual a própria Câmara Municipal de Lisboa criou há cerca de quinze anos uma Escola de Calceteiros que também dá formação a artistas oriundos dos mais variados pontos do país.

Como é compreensível, para além da forma com o trabalho de construção do pavimento é efectuado, também a sua manutenção não é compatível com a constante abertura de valas. Porém, as cidades têm vindo a implementar a construção gradual de valas técnicas onde são colocadas todas as infraestruturais de saneamento e comunicações para que a sua manutenção possa ser assegura de uma forma ordenada e sem os prejuízos e incómodos que as obras à superfície sempre acarretam.

Constituindo a calçada portuguesa uma marca da nossa identidade cultural e sendo a sua matéria-prima extraída na nossa região, seria compreensível que todas as nossas vilas e cidades exibissem os mais magníficos pavimentos artísticos, embelezando-se e divulgando uma das potencialidades locais. Porém, existem ainda algumas vilas que apresentam elementos incaracterísticos em todas as formas da sua decoração, desde as placas toponímicas e de numeração dos prédios aos pavimentos pedonais, alternando o cimento e a pedra e até coisa alguma. Sucede que, podendo à primeira vista parecer uma questão de pormenor, é na realidade revelador do cuidado que se coloca no seu embelezamento e apresentação, fazendo a diferença na forma de receber quem nos visita. Para além de que, o brio com que tratamos a nossa terra e o seu património é um factor essencial na construção do espírito de cidadania!

Rossio

 

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/



publicado por Carlos Gomes às 00:35
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