Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 21 de Setembro de 2010
O comboio em Ourém (II)

Retomando o tema dos debates em torno da projectada ligação ferroviária da Nazaré a Idanha-Nova, com estações em Fátima e Vila Nova de Ourém, transveve-se aqui a proposta de lei apresentada pelo deputado Afonso Ferreira, eleito por Alcobaça, em Março de 1912.

Senhores Deputados. - Julgo desnecessário acentuar-vos a importância que hoje tem em qualquer país que deseje caminhar e engrandecer se o desenvolvimento dos meios de comunicação e sobretudo da viação acelerada, porque todos vós o compreendeis e todos estais por igual empenhados em arrancar a nossa terra ao marasmo que a tem atrofiado.

Seja permitido, todavia, dizer algumas palavras que sirvam de justificação ao projecto de lei, que a seguir tenho a honra de vos propor, e com o qual se identificam os interesses económicos duma vasta e laboriosa região do centro do país e até mesmo da economia geral do próprio país, visto como da realização do empreendimento que êste projecto consigna depende essencialmente o desenvolvimento da indústria do turismo, que poderá ser entre nós num futuro próximo uma importante fonte de riqueza.

O caminho de ferro do Entroncamento, Tomar, Batalha, Alcobaça, Nazaré, alêm da sua importância comercial, agrícola e industrial, tem uma alta importância como linha de turismo, o que já foi reconhecido pelo Congresso de Turismo reunido em Lisboa em Maio de 1911, o qual lhe deu voto unânime, porque liga á rede geral do país os três monumentos mais belos e de maior significação da arte e da história portuguesa.

Deve ter êste caminho de ferro com o ramal Batalha-Leiria, 82 quilómetros, sendo seu custo uns 1:800 contos de réis, e terá por pontos de contacto: Ourem, Fátima, Reguengo, Batalha (ramal Leiria), Pôrto de Mós, Alcobaça e Praia da Nazaré.

(...)

Sem dúvida, grande futuro as espera; porque dará fácil colocação aos inúmeros e abundantes produtos agrícolas de seus fecundos campos; desenvolverá as grandes e pequenas indústrias que já são um poderoso factor de riqueza dêsses povos (Alcobaça, Pôrto de Mós e Tomar); irá valorizar os enormes jazigos de mármores de variadas cores de suas importantes pedreiras (Reguengo, Alqueidão da Serra, Pedreiras, Vale dos Ovos, Tomar); porá em exploração os importantes jazigos hulhíferos e depósitos de minérios de ferro e fosforite (Batalha, Pôrto de Mós); activará a importantíssima exportação de madeiras de suas extensas matas e indústrias correlativas (Batalha, Leiria, Ourem); aproveitará mais facilmente a valiosíssima hulha branca (Alcobaça, Tomar); e aumentará por todas estas razoes, duma maneira notável, o comércio entre êstes povos tam laboriosos quão dignos dêsse poderoso auxiliar do seu desenvolvimento e riqueza.

(...)

Cremos ter dito o bastante para justificar o presente projecto de lei, mas não queremos concluir sem mencionar um facto que nos parece duma importância capital: é que já apareceu uma firma acreditada da nossa praça de Lisboa que requereu a concessão da linha sem nenhuns encargos para o Estado.

Dêste modo nos parece que não há razão para hesitações. Parar e morrer, e nós todos queremos que a nossa querida Pátria se levante e enfileire ao lado dos povos engrandecidos e nobilitados. Por todas estas razões e em nome dos povos que tenho a honra de representar nesta Câmara e em nome dos interesses do país, submeto à vossa aprovação o seguinte projecto de lei:

Artigo 1.° O Govêrno mandará imediatamente estudar o projecto de construção do caminho de ferro do Entroncamento à Nazaré por Tomar, Ourém, Fátima, Reguengo, Batalha, Pôrto de Mós e Alcobaça, e ramal da Batalha e Leiria.

  

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/



publicado por Carlos Gomes às 05:00
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