Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010
A Linha-férrea de Tomar à Nazaré… com paragem em Villa Nova de Ourém! (IV)

camara deputados

Temos vindo a aludir ao projecto de construção da via-férrea entre Nazaré e Tomar em diferentes períodos ao longo do século XX. Porém, o debate a esse propósito é bem mais remoto pois, fez recentemente 100 anos que o mesmo foi levado ao parlamento.

 

Na Sessão do dia 6 de Junho de 1910, na Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, o comboio "chegou" a Villa Nova de Ourém... senão, vejamos a propósito alguns extractos das intervenções feitas no plenário, curiosamente alguns meses antes da queda da Monarquia.

 

A linha de Thomar á Nazareth é sobremodo interessante, mormente sob o ponto de vista do excursionismo, e tem razão de ser os objecções de ordem militar perdem todo o alcance, desde que se renuncie ao seu prolongamento até a fronteira, aliás muito controverso sob o ponto de vista technico e financeiro, podendo e devendo limitar-se a um ramal da linha principal do Entroncamento a Gouveia, que das proximidades de Ferreira do Zezere vá á Certa, ou, quando muito, até Oleiros, penetrando no coração da bacia do Zezere e sendo a sua missão de fomento completada pela viação ordinaria.”

A linha do Entroncamento a Miranda poderia, em rigor, ser supprida, em parte, por transvereaes, que de Paialvo e Pombal, por exemplo, penetrassem na região, rinrmaes á linha do norte, constituindo uteis affluentes d'esta.

A populosa e pitoresca zona da bacia do Zezere, constituida pelos concelhos de Thomar, Ferreira do Zezere, Certa, Alvaiazere, Ancião, Figueiro dos Vinhos, Pedrogain, Oleiros, Penella e Miranda do Corvo, com 138:074 habitantes segundo o censo de 1900, ficaria, porem, assim mal servida nas relações regionaes e ainda nas que tivesse para Lisboae para o norte, obrigadas a longo percurso por essas transversaes.

Demais, embora a linha parallela ao Zezere fique dentro da zona de protecção da do norte, distaria d'ella, em media, 25 kilometros medidos na carta, interpondo-se numerosos accidentes de terreno, como são as serras que separam as bacias do Arunca e do Nabão e d'este e do Zezere, o que eleva a distancia por estrada a perto de 40 kilometros.

Essa linha de via reduzida, correspondendo a uma rectificação da do norte, cujo traçado primitivo deveria ter sido aproximadamente esse, com a bifurcação da linha da Beira Alta em Miranda, longe de affectar o trafego da linha principal, será affluente d'ella nos pontos extremos: Coimbra e Entroncamento, ou Paialvo, se se reconhecer preferivel esse ou outro ponto de juncção, em vista da quasi impossibilidade de chamar ao Entroncamento serviço que essa estação não comporta.

O accidentado da região aconselha a via estreita, incomparavelmente mais economica, não sendo já hoje motivo de preoccupação o insignificante onus das baldeações, que sempre se dá para os passageiros no encontro das linhas secundarias com as principaes e para as mercadorias representa pequeno encargo.

E desde que a Miranda chegue a via reduzida, está naturalmente indicada para o prolongamento na direcção He Arganil, convindo até estreitar para um metro a via de Coimbra á Lousa.

Se do ponto de contacto da linha analysada com a do norte se derivar a linha para a Batalha, Alcobaça e Nazareth, ficará uma grande extensão de via reduzida continua, com as facilidades correlativas para a circulação do material, tendo proximo, no Entroncamento, grandes officinas de reparação.

Sendo a Companhia Real concessionaria das linhas de oeste e do norte e exploradora da de Coimbra a Arganil; allegando ella o parallelismo da linha de Thomar a Miranda dentro da sua zona de protecção; achando-se, alem disso, concedido á Companhia do Caminho de Ferro do Mondego o troco de Coimbra a Arganil, o interesse publico e a fé dos contratos aconselham, e impõem até, o acordo previo com ellas para que, mediante garantia de juro, se construam as linhas de Thomar a Miranda com o ramal da Certa, de Lousa a Arganil com o estreitamento de via da linha existente até Coimbra, e da Nazareth, por Alcobaça, Batalha e Villa Nova de Ourem, a Thomar, com ramal para Leiria.

Até Arganil está a linha concedida e em parte construida, não havendo pois motivo para opposições da Companhia da Beira Alta.

(…)

As linhas de Thomar a Miranda e á Nazareth o respectivos ramaes, medindo cerca de 190 kilometros, devem ser concedidas á Campanhia Real com garantia de juro.

 

Amanhã, referiremos a a “Proposta de lei relativa ao complemento da rede ferro-viariaapresentada nessa sessão.

 

 citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/



publicado por Carlos Gomes às 05:00
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