Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011
Crónica de Goa

Capela de S. Sebastião 

Capela de S. Sebastião, nas Fontaínhas, em Goa, construída em 1880.

 

Bairro das Fontainhas: Ontem e Hoje

 

De Goa, e na sua segunda crónica, Fernando do Rego fala-nos do seu tradicional Bairro das Fontainhas. Depois de nos ter relatado o Festival das Fontainhas no mês passado, parte numa viagem ao passado, onde descobre grandes nomes e grandes eventos que enriquecem um dos mais típicos bairros de Goa, as Fontainhas.

Na minha última crónica tive o prazer de vos relatar o “Festival das Fontainhas”, o afamado bairro, da capital do Estado de Goa. Talvez, para muitos dos leitores que não estejam a par da sua história, o nome e o motivo do Festival, tenham estranhado um pouco. Aqui o vou apresentar:

Fontainhas é uma área encaixada entre um ramal do Rio Mandovi a Oriente e o Oiteiro da Conceição a Ocidente. Até os meados do Sec. XVII, era um terreno agrícola com um arrozal e um vasto coqueiral, habitado por pescadores e agricultores e denominado de “Palmar da Ponte” que talvez lhe teria sido dado por um Antonio João de Sequeira. Nessa mesma época e ainda antes de Pangim vir a ser a capital de Goa, passou-se aqui um curioso facto histórico, a “CONJURAÇÃO DOS PINTOS”: numa casa, directamente oposta daquela que viria a ser dos meus antepassados em 1847, residia um pe. Caetano Francisco Couto. Aí se reunia um grupo de sacerdotes e leigos, entre eles o pe. José Antonio Gonçalves, para prepararem uma revolta armada contra Portugal e fixada para a noite de 10 de Agosto de 1787, com contactos feitos em muitas aldeias. Mas um dos seus azes, achou melhor tirar maior proveito com uma traição e denunciou-os às autoridades!! Seguiu-se, uma segunda Inquisição para os castigar. História muito palpitante e sanguinolentaO sonho destes conjurados, este primeiro arranque para a Libertação de Goa, viria a ser realidade na manhã do dia 19 de Dezembro de 1961.

Mas, a curiosidade levou-me a indagar quem seria este pe.Couto com a sua casa no rústico “Palmar da Ponte”. A única referencia que parece ser a mais fiel é esta: Entre as “pertenças” do mesmo Palmar consta “Hum pedaço de chão do dito Palmar aforado a Antonio Couto, morador em Pangim em tres vidas das quais o dito he o primeiro por carta do aforamento de 23 de julho de 1770 por seis xerafins”. Ismael Gracias identifica como sendo este o “chão” no contexto da “ Conjuração dos Pintos”como sendo a casa do Pe.Caetano Francisco do Couto( “Oriente Português” de 1908.pgs.344) Nenhum outro documento regista a existencia de mais “Coutos” neste “Palmar” durante essa época.De 1770 a 1787, vão somente 17 anos, e assim poderiamos concluir que o revolucionário Pe. Couto era irmão deste Antonio.

O Pe. Couto foi condenado a ser enviado preso a Lisboa em 1789 onde foi internado na Torre de São João da Barra e depois transferido para o Convento de São Francisco. Quando e onde morreu, não há documentos que nos revelem, mas parece que tinha ataques de loucura. Mas em 17 de setembro de 1813, Pascoela Joaquina do Couto, filha de Antonio Couto, viúva de Vicente Caetano Ribeiro, foi declarada pelo Governo, a seu pedido, como a única e universal herdeira do seu tio paterno Pe. Caetano Francisco Couto, falecido em Lisboa..

O governador Joaquim Lapa, (Visconde de Ourem) decorou a nova fonte com arte, em basalto, e baptizou-a com o nome de “FONTE FENIX”, e daí nasceu… FONTAINHAS!! Em 1818, foi construída uma capela dedicada a São Sebastião, mas posteriormente reconstruida do lado diametralmente oposto, para dar lugar à Rua 4 de Abril, depois chamada Rua 31 de Janeiro, e agora Rua Dr. Luiz Cunha Gonçalves, autor de importantes livros jurídicos em Portugal, entre os quais sobresai o monumental Tratado do Direito Civil.

Esta capela herdou algumas preciosidades da Velha Goa, como o altar da Senhora do Livramento da Igreja de São José em Daugim. Na “Sala das Audiências” da “Relação das Indias” existia uma imagem da Sra. do Bom Despacho, diante da qual os Juízes rezavam antes de pronunciar os seus julgamentos. Esta estátua foi transferida para esta capela e continua a ter um novena e festa no mês de Agosto, muito concorridas.

A Inquisição foi uma das páginas negras do regime colonial em Goa, estabelecida paradoxalmente, a pedido do futuro São Francisco Xavier!! Na “CASA DO DESPACHO” da sede desse organismo existia um grande Cruxifixo. Quando o Tribunal foi extinto em 1812 ele foi transferido para a Secretaria do Governo em Pangim. Com a proclamação da República em Portugal em 1910, o Governador Freitas Ribeiro enviou ao Arcebispo de Goa todos os objectos religiosos. Nestas alturas deu-se a tranferência do Cruxifixo para esta Capela.

 

Outra riqueza do bairro é o Arquivo Histórico, iniciado por Diogo de Couto (1542-1616), em Velha Goa, sob o titulo de “TORRE DO TOMBO DE GOA” e posteriormente organizado como “CARTÓRIO GERAL DO GOVÊRNO”, no Palácio do Govêrno (também chamado Palácio do Idalcão) em Pangim, e finalmente, transferido para as Fontainhas em 1952, com toda a sua valiosa documentação secular. Aqui moraram, através dos tempos, pessoas de destaque na vida de Goa: O historiador Filipe Neri Xavier que nos deu o seu célebre “GABINETE LITERÁRIO DAS FONTAINHAS”, tendo sido o primeiro goês a ser eleito Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, e com uma bibliografia que ocupa seis páginas do “Dicionário Da Literatura Goesa” de Aleixo Manuel da Costa, Bibliotecário da “Central Library” e residente neste bairro. No primeiro número, ele especifica no “Prospecto”: “Todavia a Associação do Gabinete Literário das Fontainhas….vai dar-se ao trabalho de redigir hum Periódico, sem a idea de ostentar talentos, e alardar erudições: e só sim com único fim de propagar conhecimentos locais”.

Residiram ainda nas Fontainhas os historiadores Pe. Gabriel Saldanha (que morou na mesma casa dos conspiradores de 1787 ), Panduronga Pissurlenker, Director do Arquivo Histórico de Goa, o Prof. Ramachondr Naik, Director da Escola Normal, os Lentes da Escola Médica de Goa (Drs. Antonio Augusto do Rego e João Filipe do Rego) e o Prof. Carlos Xavier, Director dos Serviços de Instrução, e avô do sr. Constantino Xavier, o fundador e a alma deste site “SuperGoa.com”.

Entre os ainda vivos e em actividade, Fontainhas orgulha-se de ter dado à Arquidiocese de Goa, o Rev.Mgr. Raul Gonçalves, o primeiro goês a ser desde 1510 até 1961, o seu Arcebispo Patriarca - lamentável descriminação do colonialismo português. Haveria escassez de sacerdotes indígenas com talento e todas as virtudes necessárias, para serem os seus Pastores? Certamente que não! Pois muitos padres de origem goesa, tinham sido já nomeados Arcebispos, Cardeais e Bispos nas outras Dioceses da India e do Paquistão. Mas a Igreja tornara-se subserviente a Portugal, sem cujo “ok’ os nativos não podiam ser nomeados bispos dentro das seus territórios!! Assim, foi somente com a Liberdade para o Estado da India Portuguesa, com o fim do regime colonial, que se realizariam as palavras proféticas do Papa Leão XIII: “Os teus filhos, ó India, serão os instrumentos da tua Salvação”.

E após o reestabelecimento das relações indo-portuguesas após o 25 de Abril, a Fundação Oriente, enriqueceu o nosso bairro com o seu ramo em Goa, na Rua Filipe Neri Xavier.

Por Fernando do Rego, in http://www.supergoa.com/

 

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/ 



publicado por Carlos Gomes às 00:05
link do post | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

BLOGUE "AUREN" SUSPENDE A...

A INQUISIÇÃO EM OURÉM

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

GRUPOS LINGUÍSTICOS APRES...

PONTIFICIA ACADEMIA MARIA...

D. ANTÓNIO MARTO COMPARA ...

LEIRIA MOSTRA TRAJE TRADI...

BISPO DE SETÚBAL PRESIDE ...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA APRES...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

PAN QUER DISCUTIR MOBILID...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

OURÉM: OS MISTÉRIOS DA SI...

FAPWINES ACRESCENTA ROSÉ ...

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS...

“UM LOUVOR A MARIA” LEVA ...

MADRE TERESA ERA TANTO DE...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

AUTORIDADES DE OURÉM FELI...

DEPUTADO MENDES CORREIA E...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

OURÉM: OLIVAL ESTÁ EM FES...

QUANDO VISITA OFICIALMENT...

CAÇADORES MARCAM ENCONTRO...

OURÉM TEM FESTA GRANDE NO...

OURÉM EVOCA DIÁSPORA E CU...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

O ZOROASTRISMO E A SUA IN...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

PAPA ENVIA CARTA AO 24º C...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA CELEB...

OURÉM LEVA MÚSICA, DANÇA,...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OURÉM: FREIXIANDA ESTÁ EM...

ALVAIÁZERE REALIZA FESTIV...

RIO DE COUROS REALIZA FEI...

ALVAIÁZERE: PELMÁ ESTÁ EM...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

PARTIDO "OS VERDES" COLOC...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

arquivos

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds