Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 27 de Dezembro de 2011
20º Aniversário do Museu de Arte Sacra e Etnologia – FÁTIMA

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, pertencente ao Instituto Missionário da Consolata, comemorou no passado dia 13 de outubro o seu 20.º aniversário. Este museu, o único em Fátima credenciado pela Rede Portuguesa de Museus, reúne uma vasta colecção de elevadíssimo interesse artístico e cultural, promovendo o encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura. Através das suas colecções de Arte Sacra, que espelham os diferentes passos da vida de Cristo, e de Etnologia, que fazem eco dos mais longínquos lugares relacionados com a Missão, o visitante é levado a contemplar as mais surpreendentes peças da cultura artística cristã e a tomar contacto com povos e culturas de todo o mundo. A sua ligação ao espaço onde se implanta aparece especialmente vinculada através do espólio relacionado com os videntes de Fátima apresentado na Sala dos Pastorinhos.

Foram várias as iniciativas promovidas para assinalar o aniversário e destinadas a diferentes tipos de públicos, como por exemplo, tertúlias, oficinas pedagógicas, testemunhos missionários, apresentação pública da Liga de Amigos doMuseu de Arte Sacra e Etnologia, Colóquio da APOM (Associação Portuguesa de Museologia) sobre património religioso e a inauguração da exposição temporária de fotografia de arte sacra “A FÉ (tos)” de Pedro e Carlos Inácio. Destaca-se ainda o lançamento do Roteiro do Museu, publicação há muito solicitada pelos visitantes e investigadores, e que contou com o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus e Instituto dos Museus e da Conservação no âmbito do PROMUSEUS 2010. Apresenta conteúdos de autoria dalguns dos mais conceituados especialistas nacionais, sendo esta publicação um instrumento de apoio à visita ao espólio da sua exposição permanente e, ao mesmo tempo, um primeiro subsídio em ordem a poder divulgar o seu espólio no seio da comunidade museal e científica.

Sala de Etnologia

Centro Missionário Allamano/Museu de Arte Sacra e Etnologia  

Breve historial | Gonçalo Cardoso, diretor do Museu de Arte Sacra e Etnologia

O Instituto Missionário da Consolata, fundado em Turim, Itália, em 1901 pelo Beato José Allamano, tem por objetivo a formação de missionários e a animação missionária da Igreja. Fixando a sua sede em Fátima, o Instituto missionário instalou-se em Portugal, em 1943, pela ação do P. João De Marchi.

A ideia de construir o Centro de Animação Missionária surgiu quase contemporaneamente à fixação do Instituto em Fátima, existindo referências escritas de 1949 do P. De Marchi fazendo alusão à construção, em terrenos do Instituto na Cova da Iria, de uma “aldeia africana” composta de palhotas que ilustrassem as várias atividades nas missões. Terá sido com essa intenção que De Marchi estabeleceu diversos contactos no sentido de conseguir trazer para Fátima uma coleção de animais e aves exóticas com vista a essa exposição temática que, durante muitos anos, aguardou colocação definitiva, a fim de poder vir a ilustrar a fauna de países relacionados com a ação missionária do Instituto. Se se perdeu a coleção destes objetos, não se abandonou, porém, a ideia de construir essa aldeia, sempre latente e a aguardar tempos mais propícios e seriamente retomada a partir de 1985 em ordem à sua concretização.

Na década de oitenta, vários institutos religiosos discorriam sobre a validade da sua presença em Fátima e a construção do Centro Missionário Allamano suscitou várias dúvidas no seio do próprio Instituto que, no entanto, o entendia como um campo completamente inexplorado cujo objetivo seria o da sensibilização dos peregrinos de Fátima para a dimensão missionária da Igreja e o comprometimento com a causa missionária.

Um importante passo para a concretização da ideia foi dado quando, nessa mesma década de oitenta, se adquiriram duas coleções da arte sacra. Uma de crucifixos, do P. Rodrigues Vermelho, e outra de imagens relativas à infância de Jesus, do P. António Rosado Belo, ambos da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. As duas coleções foram trazidas para Fátima em 1989, embora tenham sido adquiridas alguns anos antes.

Outra importante etapa para a abertura do espaço museológico ficou consubstancia na Conferência Regional de 1982 que, através do n.º 71, fixou a intenção: «dar-se-ão os passos necessários em vista da construção de um Centro de Animação Missionária em Fátima». Foi para dar cumprimento a esta decisão que o Conselho Regional encarregou o italiano Eng. Cappa Bava de proceder ao estudo de um projeto para o Centro de Animação Missionária. O seu plano, depois das inevitáveis alterações, foi sujeito à comunidade regional para apreciação e para o pronunciamento definitivo que teve lugar durante o Retiro Anual realizado em Avessadas no ano de 1985. Com a bênção da primeira pedra do atual edifício, a 24 de outubro de 1987, pode considerar-se que o arranque do Centro era definitivo.

Pretendeu-se que todo este conjunto introduzisse o visitante no espírito missionário da Igreja e que o levasse a participar no esforço da evangelização do mundo. Integrado no centro, criar-se-ia um Museu com um acervo composto pelas seguintes coleções e temáticas: mistério da Encarnação com as imagens da Infância de Jesus, mistério da Redenção com imagens da Paixão e Crucifixão, mistério da Igreja nascida no dia de Pentecostes e a sua expansão pelo mundo – sala da evangelização – e contacto do Evangelho com as diversas culturas representadas pela coleção etnográfica recolhida pelos Missionários da Consolata espalhados pelo mundo.

Após a conclusão do anteprojeto, foi solicitado apoio técnico ao então designado Instituto Português do Património Cultural que nomeou António Nabais para consultoria técnica relativamente ao programa museológico e montagem da exposição permanente do Museu. Depois deste percurso, oMuseu de Arte Sacra e Etnologiaabria as suas portas a 13 de outubro de 1991 e o cumprimento da sua missão guindou-o a integrar a Rede Portuguesa de Museus em 2003.

Hoje, o museu mostra-se espaço aberto a toda a comunidade, múltiplas vezes convocada para visitar o seu acervo constituído por peças de elevadíssimo interesse artístico e cultural, promovendo o encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura.

_MG_0324

No passado dia 12 de Dezembro, o Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, recebeu uma menção honrosa no âmbito dos Prémios APOM 2011 na categoria “Melhor Serviço de Extensão Cultural”.

Estes prémios são anualmente atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia distinguindo museus e personalidades que se destacam no panorama museológico português em diferentes categorias.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório do BES Arte e Finança, em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas e outras personalidades, sendo homenageado o engenheiro Luis Casanovas pelo trabalho ao nível da conservação preventiva realizado em vários museus portugueses.    

Fundado há 20 anos, este museu missionário é o único em Fátima e no concelho de Ourém credenciado pela Rede Portuguesa de Museus e reúne uma vasta colecção de elevadíssimo interesse artístico e cultural, promovendo o encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura. Ao longo do ano promove várias actividades culturais destinadas aos diferentes públicos, nomeadamente, concertos, recitais, exposições temporárias, oficinas de pintura, cursos-livres, lançamento de livros, visitas especializadas, testemunhos missionários, entre muitas outras.

Gonçalo Cardoso

Director do Museu de Arte Sacra e Etnologia - Fátima



publicado por Carlos Gomes às 09:56
link do post | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

BLOGUE "AUREN" SUSPENDE A...

A INQUISIÇÃO EM OURÉM

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

GRUPOS LINGUÍSTICOS APRES...

PONTIFICIA ACADEMIA MARIA...

D. ANTÓNIO MARTO COMPARA ...

LEIRIA MOSTRA TRAJE TRADI...

BISPO DE SETÚBAL PRESIDE ...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA APRES...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

PAN QUER DISCUTIR MOBILID...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

OURÉM: OS MISTÉRIOS DA SI...

FAPWINES ACRESCENTA ROSÉ ...

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS...

“UM LOUVOR A MARIA” LEVA ...

MADRE TERESA ERA TANTO DE...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

AUTORIDADES DE OURÉM FELI...

DEPUTADO MENDES CORREIA E...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

OURÉM: OLIVAL ESTÁ EM FES...

QUANDO VISITA OFICIALMENT...

CAÇADORES MARCAM ENCONTRO...

OURÉM TEM FESTA GRANDE NO...

OURÉM EVOCA DIÁSPORA E CU...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

O ZOROASTRISMO E A SUA IN...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

PAPA ENVIA CARTA AO 24º C...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA CELEB...

OURÉM LEVA MÚSICA, DANÇA,...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OURÉM: FREIXIANDA ESTÁ EM...

ALVAIÁZERE REALIZA FESTIV...

RIO DE COUROS REALIZA FEI...

ALVAIÁZERE: PELMÁ ESTÁ EM...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

PARTIDO "OS VERDES" COLOC...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

arquivos

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds