Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Terça-feira, 21 de Junho de 2016
OURÉM ASSINALA DIA DO MUNICÍPIO EM FÁTIMA

O adro da Igreja Paroquial de Fátima ganhou ontem um encanto especial com a celebração do Dia do Município que este ano decorreu na Cidade da Paz. A cerimónia foi abrilhantada pela fadista Carminho, marcando o início das comemorações do centenário das aparições.

carminho-ourem.jpg

 Governo garante “todo o apoio necessário” em 2017

A ocasião contou com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, que afirmou que a dimensão de Fátima “é algo que não pode ser indiferente ao Governo”, garantindo que o Governo vai dar "todo o apoio necessário" para que as comemorações do centenário das "aparições" de Fátima tenham "o maior brilho possível".

A dimensão "do bom acolhimento que todos devem ter em Fátima", bem como a segurança e a afirmação "da dimensão cultural e do impacto para o país" deste fenómeno não podem ser questões votadas à indiferença por parte do Governo, realçou. "Trabalharemos em conjunto, trabalharemos de braço dado com o senhor bispo [de Leiria-Fátima], com o reitor [do Santuário] e com a autarquia naquilo que são as competências próprias de cada quadro institucional referido", salientou o ministro, avançando que o Governo está a trabalhar "em vários projetos de desenvolvimento" no concelho.

Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, não poderia estar mais de acordo com Eduardo Cabrita, sublinhando que será necessário um envolvimento do Governo para se encontrarem "caminhos e soluções". O autarca recordou que em 2015 passaram por Fátima 6,7 milhões de visitantes, sendo que em 2008 passaram 4,2 milhões, considerando que a visibilidade mundial desta freguesia "é única".

A propósito das homenagens realizadas neste dia, Paulo Fonseca elogiou o povo que em 100 anos transformou aquilo que era "uma aldeia da Serra de Aire na cidade mais visível no mundo, mais visível até do que a própria marca Portugal".

“O Povo de Fátima é um exemplo daquilo que devemos ser”, afirmou Paulo Fonseca entregando a Medalha de Ouro ao povo de Fátima, recebida pelo presidente da Junta de Freguesia.

Humberto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Fátima defendeu que é fundamental "uma forte parceria do Estado", reclamando melhores condições para quem se desloca a pé, com "passeios e bermas largas", de modo a que a peregrinação até Fátima "não seja uma aventura". Humberto Silva anunciou ainda uma homenagem à irmã Lúcia de Jesus, falecida há 11 anos, atribuindo o seu nome ao troço da Estrada Nacional 356 que liga a rotunda sul à junta de freguesia de Fátima.

carminho1.jpg

HOMENAGENS

Anualmente, por ocasião das Comemorações do Dia do Município, Ourém reconhece o mérito, o contributo para a comunidade e a inspiração de Instituições, de Munícipes e de outros Cidadãos que são uma referência local, regional e internacional, conferindo-lhes as condecorações de Medalha de Ouro de Mérito Municipal e de Medalha de Ouro do Município.

É um tributo do Município ao seu exemplo, ao seu trabalho e ao seu legado. É um reconhecimento, um exercício de memória, que nos inspira para os desafios do presente e do futuro.

Medalha de ouro do município

David Pereira Catarino

Empresário

Presidente da Câmara Municipal de Ourém de 1997 a 2009

Presidente da Entidade de Turismo Leiria-Fátima de 2009 a 2011

Pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Ourém e para a afirmação das suas potencialidades turísticas, económicas e culturais, na liderança da Autarquia.

Mário da Silva Coutinho Albuquerque

Professor

Presidente da Câmara Municipal de Ourém de 1979 a 1882 e de 1985 a 1995.

Deputado à Assembleia da República na IV, V, VI, VII, e VIII Legislatura Governador Civil de Santarém

Pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Ourém e para a afirmação das suas potencialidades turísticas, económicas e culturais, na liderança da Autarquia e na participação cívica.

Povo de Fátima

Fátima, Cidade da Paz, Terra de Milagres e Aparições, tem no seu Povo, nas Mulheres e nos Homens que compõe a sua Comunidade, um esteio de hospitalidade, de empreendedorismo e um sentido de cívico invulgar na relação com os milhões de peregrinos que acorrem ao Altar do Mundo para dar expressão à sua fé.

O Município de Ourém reconhecido pelo contributo cívico para o desenvolvimento local, pela visão e pela expressão maior da arte de bem receber do Povo de Fátima, confere-lhe a mais alta distinção da nossa terra, entregue ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia.

Medalha de ouro de mérito municipal

Amaro de Oliveira Santos

Pela dedicação à vida empresarial e civil do concelho, colocando os seus valores pessoais ao serviço da comunidade. A sua longevidade e a vontade com que continua a enfrentar os desafios do futuro são um exemplo para atuais e vindouras gerações.

Dr. Armando Leandro Juiz Conselheiro

Pelo extraordinário trabalho desenvolvido na promoção e proteção das crianças e jovens. Pelo empenho na construção de um modelo de política pública que ficará registado na história do país e por todos reconhecidos. Neste concelho em particular, pela realização de um dos eventos nacionais de maior expressão nesta matéria, o Encontro Nacional das CPCJ em 2013.

Carlos Alberto Santos Baptista Tecnorém Engenharia e Construções SA

Pelo seu papel enquanto empreendedor, sendo um empresário de referência, contribuindo para a sustentabilidade económica do concelho, sendo atualmente um dos maiores empregadores deste município. Pela forma altruísta e abnegada que tem colocado o seu conhecimento ao serviço de várias associações e coletividades locais.

Joaquim Pereira Clemente

Pelo papel enquanto ilustre exemplo de desempenho autárquico, homem empreendedor e motivador que deixará para a história testemunho de obra física feita, sem descuidar o auxílio às instituições civis.

José Luís Do Vale

Pelo bom exemplo enquanto ilustre representante da vontade e coragem de um Oureense que em certa altura da sua vida ousa ir além-mar na busca de melhor vida para si e para a família, conseguindo fazer vingar a sua vontade e energia, e embora tendo ido tentar alcançar os seus objetivos, não se alheia desta sua terra natal, contribuindo de forma abnegado poro as causas sociais locais.

Maria Alice Magalhães

Pelo seu papel enquanto ilustre representante da primeira geração de mulheres do concelho que desempenharam funções autárquicas, bem como pela sua abnegada e valorosa contribuição para as diversas causas civis, preconizando sempre pontes de entendimento e de paz. Pelo seu papel enquanto ilustre representante da primeira geração de mulheres do concelho que desempenharam funções autárquicos, bem como pela sua abnegada e valorosa contribuição para as diversas causas civis, preconizando sempre pontes de entendimento e de paz.

Maria Natália Henriques Neves Vieira

Pelo seu papel enquanto personalidade de referência no nosso concelho, seja enquanto educadora de várias gerações de privilegiados alunos, seja enquanto ilustre representante de uma família de empresários de referência, que contribuem para o crescimento económico do concelho enquanto criadores e formadores de bons princípios de trabalho.

Arq.° Ramiro Arquimedes Marques

Pelo contributo e mérito do seu percurso profissional enquanto docente e diretor do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, nos últimos 25 anos. Pela preocupação constante pelos alunos, docentes e não docentes que integram esta estrutura educativa, e pela sua capacidade de olhar a escola na comunidade onde está inserida, enquanto elemento social e cultural.

Vítor Malho

Pelo seu contributo enquanto homem de valores e pelo seu abnegado desempenho enquanto autarca e nas várias causas de serviço em prol da comunidade.

Alaço Revistimentos Metálicos, SA.

Pelo contributo da empresa para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém, através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade, com provas dadas no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios.

Centro Social do Espírito Santo

Pelo papel enquanto instituição de referência na prestação de respostas sociais nos 25 anos da sua atividade. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que presta à população sénior e às crianças, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada.

Complexo Dom Nuno Atividades Turísticas, Lda.

Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, e pelo mérito de quem acredita na melhoria contínua para valorização do serviço ao cliente.

CRIF Centro de Recuperação e Integração de Fátima

Pelo papel enquanto instituição de referência do concelho, com quarenta anos dedicados a respostas sociais para cidadãos com deficiência. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que presta a esta comunidade, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada, tornando iguais todas as diferenças.

CRIO Centro de Recuperação Infantil Ouriense

Pelo papel enquanto instituição de referência do concelho, dedicada a respostas sociais para cidadãos com deficiência. Pelo mérito dos seus colaboradores e dirigentes e pela qualidade dos serviços que, durante anos, presta a esta comunidade, desempenhando esta missão de forma altruísta e dedicada, tornando iguais todas as diferenças.

Euromolding Madeiras, Lda.

Pelo contributo da empresa para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de urna aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológico e na competitividade, com provas dados no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios.

Hotel Cinquentenário & Conference Center

Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e pelo contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, sendo o hotel uma referência de sucesso enquanto empresa familiar inter-geracional.

Hotel Fátima

Pelo papel de referência no ramo da hotelaria no país e pelo contributo pora o desenvolvimento económico do Município de Ourém. Pelo pioneirismo de uma primeira geração de hoteleiros que iniciaram um caminho que serviu de exemplo a outros tantos.

Madeifátima Madeiras, Lda.

Pelo contributo paro o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade. Pelo mérito e o exemplo de se regenerar após um momento de grande dificuldade e com isso manter postos de trabalho e a qualidade do trabalho.

Quinta do Montalto Agroindústria, Lda

Pelo papel de referência e pelo contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, firmando conhecimentos e estabelecendo inovação em setor importante para o futuro deste concelho, levando o nome de Ourém, além fronteiras.

Restaurante Tia Alice

Pelo papel de referência no ramo da restauração no país e enaltecer o contributo para o desenvolvimento económico do Município de Ourém, bem como o seu percurso profissional, como testemunho da qualidade e da visibilidade internacional que esta unidade de cariz familiar atingiu.

Transportes Broliveira

Pelo contributo para o dinamismo e desenvolvimento económico do Concelho de Ourém através de uma aposta ganha na qualidade, na inovação tecnológica e na competitividade, com provas dadas no mercado da exportação e no aumento do volume de negócios, bem como na criação de postos de trabalho, ao longo de mais de 25 anos.

Zona de Intervenção Florestal de Seiça Ourénn Geoterra, Lda.

Pelo inovação do projeto ZlF e o significado deste para um futuro próximo na busca de novas formas de valorizar um património económico e cultural herdado, para os proprietários e produtores florestais.

PROGRAMA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES

Ciclo de Conversas de Fátima

Ciclo de intervenção que já se iniciou e que trará até nós saber crítico e pontos de abordagem à realidade de Fátima e seu Futuro. Esta iniciativa efetiva-se ao longo de 2 anos, em sessão tipicamente de Jantar Conferência.

Congresso Internacional de Cidades-Santuário

Organização que acolherá em Fátima, o mérito, exemplo e empenhamento das Cidades - Santuário. No saber do passado e na busca de causas de autosustentabilidade, os temas marcantes estarão em evidência.

Workshop Internacional de Turismo Religioso

Sendo já uma referência, pretende-se que WorkShop assuma uma relevância adicional em 2017, podendo dar um contributo decisivo para a consolidação de um Mercado de Turismo Religioso em Portugal.

Exposição "A Estada dos Pastorinhos na Casa do Administrador"

Exposição evocativa e educativa da passagem da sede do concelho dos Videntes.

Caminhada Internacional da Paz

Esta prova de carácter lúdico/desportivo acorre numa altura do ano e sob um forte tema que pode e deve ser um momento adicional de divulgação da mensagem de Fátima, mas também um novo momento no calendário turístico/económico do nosso concelho.

Jardim do Centenário (plantação de 100 árvores)

Este jardim ambiciona ser uma nova centralidade na Freguesia de Fátima, procurando assim disponibilizar uma nova valência de natureza que a cidade até à data não possui.

Festival da Paz

Momento festivo, de carácter artístico, que terá como principal objetivo brindar os jovens de idade e os jovens de espírito, de bons momentos musicais e artísticos. Procura-se nesta organização a presença de artistas dos 5 continentes e que possam também eles serem exemplos da mensagem de Fátima.

Congresso de Ourém

Programa abrangente de debate e de valorização dos pensadores do território e das políticas públicas de investimento. Ao longo de 12 meses, em sessões trimestrais pretende-se debater temáticas relacionadas com Fátima e com a sua interação com as pessoas e economias regionais. O primeiro Painel a ocorrer no 3.° Trimestre de 201 6 será subordinado ao tema "Fátima - Cidade de Pessoas".

Festival Internacional de Folclore

Procurar a internacionalização e a amizade entre povos por via da dança tradicional, podendo buscar outras formas de danças tradicionais, para além do que é a nossa riqueza nacional e acreditando que esta herança é totalmente compatível com a mensagem e a vocação de Fátima.

Encontro Nacional de Pastelaria

Este encontro pretende valorização e destaca-las publicamente, competências ricas e próprias do nosso território, podendo também assim divulgar a boa formação educacional como umas características desta marca Fátima. Sabemos que hoje os fluxos turísticos se fazem também considerando as experiências gastronómicas e de prazeres de sabores.

Conferência "Fátima e a 1° República"

Sessão de saber científico que trará até nós um debate diverso, mas certamente caraterizador de contextos relevante para a história.

Festival Literário de Fátima

Decorrido uma primeira edição, estamos certos que esta vertente literária, acompanhará nas próximas décadas a vontade dos homens de Ourém e de Fátima. A simbiose da experiência introspetiva da religião, com a valorização de experiências vividas por experiências literárias, caminhará juntos em vivências futuras.

Fátima Cidade Natal

A definição de uma Cidade de Fátima, pelo natal, num registo acolhedor e de paz, dedicado à Família, naturalmente na centralidade do que é a valorosa tradição católica, será uma oportunidade de promoção social, turista e de divulgação de Fátima e da sua Mensagem. Ousa-se que o programa religioso vivido na paróquia e no Santuário de Fátima possam ser comunicantes com um programa civil, valorizando o potencial de atração e valorização desta boa experiência, além das nossas fronteiras.

Natal na Europa (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo)

Reconhecendo, assumindo e explorando o saber fazer que possuímos em organizações de formação e profissionais, traremos até nós experiências profissionais, profissionais, formadores e decisores de toda a Europa. Assim se permite que a nossa boa realidade seja vivida por terceiros.

Promoção Internacional

Investimento concertado, baseado em fundos preferencialmente externos e disponíveis, tais como fundos comunitários e que a partir do que é o conhecimento dos profissionais do setor, procurar a divulgação do destino de Fátima em novos mercados mundiais, promovendo assim a autossustentabilidade e crescimento da economia do turismo.

Edições livros, filmes, merchandising, material promocional

Produção e apadrinhamento de várias edições em suportes vários, que contribuam para a divulgação e que possam ser utilizados quer por institucionais quer por privados, nas várias frentes de oportunidades que no dia a dia nos surgem.

Reabilitação e Valorização do Território

  • Caminhos de Fátima
  • Entradas de Fátima
  • Aljustrel: Valorização do núcleo urbano e parque para veículos pesados e ligeiros.
  • Caminhos de Paz: Ligação da Igreja Matriz ao Santuário da Ortiga e a Aljustrel; Valorização de caminhos pedonais nas proximidades do PP Papa João XXIII facilitando a comunhão entre o santuário, o Moimento e Aljustrel.
  • Valorização do espaço público
  • Outros investimentos dependendo do envolvimento financeiro do governo central e de outras entidades.

homenageados.jpg

PauloFonseca.jpg

Reitor, Ministro e Paulo Fonseca.jpg



publicado por Carlos Gomes às 21:10
link do post | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

BLOGUE "AUREN" SUSPENDE A...

A INQUISIÇÃO EM OURÉM

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

GRUPOS LINGUÍSTICOS APRES...

PONTIFICIA ACADEMIA MARIA...

D. ANTÓNIO MARTO COMPARA ...

LEIRIA MOSTRA TRAJE TRADI...

BISPO DE SETÚBAL PRESIDE ...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA APRES...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

PAN QUER DISCUTIR MOBILID...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

OURÉM: OS MISTÉRIOS DA SI...

FAPWINES ACRESCENTA ROSÉ ...

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS...

“UM LOUVOR A MARIA” LEVA ...

MADRE TERESA ERA TANTO DE...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

AUTORIDADES DE OURÉM FELI...

DEPUTADO MENDES CORREIA E...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

OURÉM: OLIVAL ESTÁ EM FES...

QUANDO VISITA OFICIALMENT...

CAÇADORES MARCAM ENCONTRO...

OURÉM TEM FESTA GRANDE NO...

OURÉM EVOCA DIÁSPORA E CU...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

OURÉM RECEBE EXPOSIÇÃO DE...

O ZOROASTRISMO E A SUA IN...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA PROMO...

OURÉM: RIBEIRA DO FÁRRIO ...

ALVAIÁZERE: PUSSOS REALIZ...

OURIENSES FAZEM EXCURSÃO ...

PAPA ENVIA CARTA AO 24º C...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA CELEB...

OURÉM LEVA MÚSICA, DANÇA,...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OURÉM: FREIXIANDA ESTÁ EM...

ALVAIÁZERE REALIZA FESTIV...

RIO DE COUROS REALIZA FEI...

ALVAIÁZERE: PELMÁ ESTÁ EM...

TOCADORES DE CONCERTINA R...

PARTIDO "OS VERDES" COLOC...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

OURÉM REGRESSA À IDADE MÉ...

OFERTAS DE EMPREGO DA LIF...

SINDICATO DOS TRABALHADOR...

arquivos

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds