Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Domingo, 28 de Novembro de 2010
Jornadas de Etnobotânica e Biodiversidade

Plantas Medicinais e Medicina Popular

Coube ao Professor Dr. Jorge Paiva a comunicação referente a este painel cujo resumo, distribuído aos participantes nas Jornadas, a seguir se transcreve.

“Quando se formou a nossa espécie, praticamente, a totalidade das outras espécies animais que hoje existem já habitavam o globo Terrestre. Por isso, a espécie humana (Homo sapiens L.) aprendeu muito com a Natureza e com os outros animais. Assim, copiamos os outros animais na alimentação e, também, no uso de muitas das plantas medicinais que ainda hoje utilizamos. É disso exemplo uma planta que em S. Tomé é designada por “alba-cassô”, que quer dizer planta do cão, pois é uma erva [Eleusine indica (L.) Gaertn.] que os cães “mastigam” quando têm desarranjos intestinais e, então, os santomenses, quando têm disenterias tratam-se com infusões dessa planta. Claro que também aprendemos com outros animais a utilização das plantas exóticas, como, por exemplo, a noz-vómica (Strychnos nux-vomica L.) cujas sementes contêm estricnina, sendo, por isso, que os símios não comem o fruto desta espécie de Srychnos, mas sim os frutos das espécies de Strychnos que não têm estricnina. É um “fenómeno” idêntico ao que acontece com os cogumelos.

Portanto, a nossa espécie utiliza plantas medicinais quase desde que apareceu na Terra. Conhecem-se documentos sobre plantas medicinais há mais de cinco mil anos, como são os documentados sistemas médicos chineses e o “ayurvédico” indiano. Antes da fabricação dos medicamentos pela indústria farmacêutica, que não tem mais do que século e meio, as enfermidades deram tratadas directamente com “mesinhas” das plantas ou dos animais. Foi, por isso, que a 5 de Outubro de 1773 o Marquês de Pombal escreveu ao então Reitor da Universidade de Coimbra, rejeitando o grandioso plano para o jardim Botânico de Coimbra, que este lhe enviara, dizendo:”Debaixo d’estas regulares medidas deve, V.Exª fazer delinear outro plano, reduzido somente ao numero de hervas medicinais que são indispensáveis para os exercícios botânicos, e necessaras para se darem aos estudantes as instruções precisas para que não ignorem esta parte da medicina…”

O tratado “De matéria medica (64 d.C.) de Pediamos Dioscórides (40-90 d.C), célebre físico (cirurgião) grego, considerada uma das obras mais antiga sobre plantas, onde se descrevem os atributos (cerca de 1000) de cerca de 600 espécies de plantas, foi o “guia” da “medicina” durante mais de 16 séculos, o que implicou um reduzidíssimo progresso da fitoterapia, pois além de traduções (algumas com erros graves que se repetiram durante séculos) para várias línguas, muitas publicações (mesmo actuais) sobre plantas medicinais limitaram-se a “parafrasear” a obra de Dioscórides. Aliás, a maioria dos nomes utilizados por Dioscórides tinham sido utilizados por Hipócrates de Cos (ca. 460-370 a.C) no seu catálogo “De herbis” com mais de 230 nomes de plantas, mais tarde descritas por Crataevas (120-60 a.C.) em “Rhizotomicon”, assim como Theophrasto de Eresos (370-285 a.C.) no livro XVI da sua “Histotia plantarum”.

Portanto, a descrição dos atributos medicinais das plantas europeias e, em parte, asiáticas é conhecido, está documentado e registado por escrito há muitos séculos. Porém, sobre a prática medicinal popular africana (particularmente da África Tropical) há não só exígua documentação e registos escritos, como também muitíssimo menos estudos e análises científicas. Assim, em África ainda há muita medicina popular, puramente empírica, de valia não cientificamente comprovada e, por isso, muita da chamada “folk medicine”. Assim, muitos “curandeiros” sem escrúpulos, causam, impunemente, em vez de curas, piores males ou, até, mortes. Um exemplo de planta muito utilizada nestas práticas “folclóricas” (pó das sementes que têm elevado teor de produtos atropínicos) é a Datura stramonium L. (figueira-do-inferno, erva-do-diabo, erva-das-bruxas, erva-dos-mágicos, castanheiro-do-diabo), responsável, por vezes, pela morte de gado cavalar, quando a planta está inadvertidamente, incluída no seio dos fardos de palha”.

O Professor Dr. Jorge de Paiva é licenciado em Ciências Biológicas e doutorado em recursos naturais e Meio Ambiente, tendo sido investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra onde também exerceu a docência, além de outros estabelecimentos de ensino superior. Tem publicado numerosos trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia, biodiversidade e ambiente.

 

citações: http://o.castelo.vai.nu/miradouro/



publicado por Carlos Gomes às 20:48
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