A Câmara Municipal de Ourém aprovou hoje a transferência de verbas de apoio ao associativismo referentes a 2010. A decisão foi tomada por maioria, com os votos contra do PSD. O Presidente da edilidade, Dr. Paulo Fonseca, salientou que são “as circunstâncias que nos obrigam a agir desta forma. Vamos aprovar um documento que eu desejava que fosse diferente. Deveríamos penalizar as Associações que não têm dinâmica e beneficiar as associações que têm dinâmica, visibilidade, notoriedade e que trabalham, de facto, em prol do Município de Ourém, projectando-o”.
No cerne da discussão encontra-se a redução de 20% nos apoios concedidos, o que deriva da conjuntura financeira que atravessamos e que já se encontrava reflectida no Orçamento para 2011, aprovado na última reunião de Assembleia Municipal.
O Dr. Paulo Fonseca leu uma declaração na qual explica os pressupostos que orientam a postura do actual executivo para com este sector de actividade tão importante para o Concelho de Ourém como são as Associações e Colectividades. O AUREN reproduz seguidamente a referida declaração.
DECLARAÇÃO
Como é do conhecimento público, os subsídios às colectividades têm sido liquidados e decididos, desde há muitos anos, com um ano de atraso. Foi por isso que a lista de apoios decididos em Maio passado eram referentes a 2009.
Na altura, foi anunciado que era propósito do actual executivo, e na medida das possibilidades de tesouraria, recuperar esse ano de tradicional atraso e retomar um pagamento regular, liquidado e decidido no próprio ano civil a que se referem.
É por isso que se propõe hoje, dia 1 de Fevereiro, a atribuição de subsídios referentes a 2010, objectivando uma recuperação de tempo de pagamento, mas ainda disforme do propósito da regularização.
Por outro lado, é também conhecida a situação financeira do Município, bem como a crise que vivemos por toda a Europa, factos que levaram à aprovação de uma contenção de despesa em sede de orçamento Municipal, propondo uma redução de investimento desta natureza, para o ano de 2010 nos instrumentos previsionais aprovados pelos órgãos competentes. Recorde-se que estes documentos foram aprovados por larguíssima maioria na Assembleia Municipal.
Nesse sentido, era suposto que a proposta de apoios globais às colectividades, no qual se incluem os subsídios, para 2010 contivesse uma redução global de 20% conforme previsto naqueles documentos previsionais. Contudo, houve um conjunto de colectividades que, não só não apresentaram em 2010 a documentação necessária como nem levantaram os respectivos montantes atribuídos.
Tomamos, pois, a decisão de atribuir subsídios às colectividades para o ano de 2010 levando em consideração o rateio dos montantes não liquidados bem como os pagamentos antecipados por conta desta lista global.
Por outro lado, foi aprovado um novo Regulamento, já discutido publicamente e aprovado pelos órgãos, tal como havia sido prometido, o qual vigorará no tempo referente ao ano de 2011 e cuja filosofia de opções contém, com clareza, uma discriminação positiva em favor das colectividades que apresentam formação e dimensão competitiva.
Decorre em paralelo o período de candidaturas aos subsídios do Município, para o ano de 2011, sem qualquer relação com a lista de apoios que hoje aprovamos, a qual permitirá, assim, não só regularizar a co-relação ano de atribuição/ano de referência mas também interpretar a nova filosofia de atribuição, valorizando a maior dinâmica e visibilidade das associações e premiando o mérito como critério de apreciação e, naturalmente, penalizando o seu contrário.
Fica, deste modo, clarificado que, durante este ano de 2011 e a ele referente, haverá nova decisão sobre atribuição de subsídios às colectividades ao abrigo do novo Regulamento. Tal não significa que consigamos liquidar a sua totalidade durante o ano civil mas com certeza que uma boa parte será paga às associações, dando assim mais um passo no sentido da prometida regularização desta função essencial da actividade Municipal – o apoio às associações do concelho e ao seu dinamismo que reconhecemos com orgulho.
Será ainda possível, pontualmente, atribuir apoios de investimento, analisados caso a caso e decididos pelos órgãos próprios, matéria que não vem ao acaso nesta sede.
Ourém, 1 de Fevereiro de 2011
O Presidente da Câmara
Paulo Alexandre Homem de Oliveira Fonseca”
Os meus blogues
Siga-nos no Facebook
Etnografia
Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português
Carlos Gomes - artigos sobre Etnografia
Blog do Portal do Folclore Português
Gastronomia
Confraria Gastronómica dos Enchidos
Confraria de Gastronomia do Ribatejo
Confraria Gastronómica Pinhal do Rei
Federação Portuguesa Confrarias Gastronómicas
Real Confraria Matança do Porco
História
Sociedade de Geografia de Lisboa
Sociedade Histórica da Independência de Portugal
Ourém
Museu de Arte Sacra e Etnologia
Real Clube Veículos Antigos D.CarlosI
Unidade Cuidados Comunidade Ourém
Santa Casa Misericórdia Fátima Ourém
Monumento Nacional Pegadas Dinossáurios
Associação Rec. Propaganda Ourém
Associação Juventude Amigos da Serra
Freixianda - Movimento Viva Melhor
Urqueira e Casal dos Bernardos
Coral Infantil e Juvenil Ourém
Conservatório de Musica de Ourém Fátima
Academia de Música da Banda de Ourém
Academia de Música da Banda de Ourém
Sociedade Filarmónica Ouriense
Centro de Informação do Castelo de Ourém
Bombeiros Voluntários de Ourém
Bombeiros Voluntários de Caxarias
Associação Fontainhas da Serra
Centro Social Paroquial Freixianda
Centro Social Paroquial Atouguia
Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Agrupamento de Escolas de Ourém
Agrupamento Escolas Freixianda
Agrupamento de Escolas de Caxarias
Colégio Sagrado Coração Maria - Fátima
CRIO - Centro Recupe. Infantil Ouriense
CRIF - Centro Recupe. Infantil Fátima
Clube Atlético Ouriense - Futebol Feminino
Vilar dos Prazeres - Terra do Móvel
ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima
Poder Local
Junta Freguesia Nossa Senhora Piedade
Junta Freguesia Ribeira Fárrio
Política
Região
Governo Civil do Distrito de Santarém
Região de Turismo de Leiria-Fátima
Entidade Reg. Turismo Lisboa e Vale do Tejo
Comunidade Intermunicipal Médio Tejo
AMLEI - Associação Municipios Região Leiria
Caminhos do Ribatejo - Activ. Turismo Espaço Rural
Portal do Empreendedor do Médio Tejo
Associação Natação Distrito Santarém
1ºCong. História Patr. Alta Estremadura
Algures por Ferreira (Ferreira do Zêzere)
Alvaiázere Capital do Chícharo
Freguesia de Pelmá (Alvaiázere)
Religião
Associação Santuários Portugal
Paróquias Urqueira Casal Bernardos
CONFHIC - Província Santa Maria
Grupo Acólitos Santuário Fátima
Terras de Portugal
Águas Mornas (Caldas da Rainha)
AGROPORTAL - Portal do Mundo Rural
Espaço Aberto (Miranda do Corvo)
Guimarães - Memórias de Araduca
Viana do Castelo - Mar de Viana
Comunidades
Coordenação Colectividades Portuguesas França
Portugueses de Malaca - Malásia
Ourém do Pará (Brasil)