Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes de Ourém.
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
FÁTIMA PROPÕE OFICINAS PASTORAIS SOBRE A “INFÂNCIA MISSIONÁRIA” EM OUTUBRO

Atividades da Escola do Santuário, durante o próximo ano pastoral, serão centradas na vida dos santos Francisco e Jacinta Marto

unnamed

A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recém criado, vai realizar no terceiro fim de semana de outubro- a 20 e 21- a primeira Oficina Pastoral sobre a `Infância Missionária´.

Esta primeira experiência de oficina será centrada nos santos Francisco e Jacinta Marto, como padroeiros da infância missionária, e destina-se a agentes que trabalham esta temática, particularmente religiosos e missionários, que podem fazer a sua inscrição no link

“O que se vai propor é um itinerário, ao longo do fim de semana- manhã e tarde de sábado e manhã de domingo- promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos, procurando perceber como é que eles viveram  esta dimensão missionária da Igreja”, afirma o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

De acordo com o programa, em cada um dos períodos desta oficina haverá uma proposta de leitura da vida de Francisco e Jacinta e do modelo de santidade que constituem. Depois desta leitura, proposta pela equipa da Escola do Santuário de Fátima, haverá trabalhos de grupo onde se pretende aprofundar esta dimensão missionária da vida dos Pastorinhos. No final, o trabalho dos grupos irá ser apresentado em plenário de maneira a que cada um dos grupos aprenda com o outro, cada uma das pessoas aprofunde o conhecimento e, no final da oficina, se consiga ter quatro propostas pastorais para a animação da `Infância Missionária´, sustentadas na vida dos Santos Pastorinhos e no modelo de santidade em que as suas vidas se transformaram, fazendo deles patronos da `Infância Missionária´.

“Em Portugal já o são e sei que há o desejo, e até algumas diligências, no sentido de poderem  vir a ser declarados patronos da `Infância Missionária´ para a Igreja Universal” afirma ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Por isso, “aqueles que convidamos a participar são pessoas empenhadas nas congregações, nas obras pontifícias missionárias, isto é, nos diversos âmbitos em que esta dimensão missionária da Igreja é cultivada”.

Até ao final do próximo ano pastoral serão desenvolvidas além desta outras oficinas: em fevereiro  serão desenvolvidas as `Oficinas Pastorais´ com catequistas , também centradas em Francisco e Jacinta e, consequentemente, dirigidas à catequese da infância, e em julho, haverá uma Oficina Pastoral sobre a Peregrinação, que será um momento formativo destinado a operadores e dinamizadores de peregrinações.

Como participar

As `Oficinas Pastorais´ têm um carácter mais operativo e, por isso, pretendem reunir  agentes pastorais das diversas áreas para com eles trabalhar alguns aspectos da Mensagem de Fátima que importa propor às comunidades, fora do Santuário.

Através do seu contributo irão ser elaborados subsídios que esses agentes, depois de devidamente formados e tendo eles próprios feito a experiência da Mensagem, “poderão levar para fora de Fátima, para as suas comunidades, utilizando esses subsídios como propostas válidas para trabalhar a Mensagem de Fátima num contexto de Igreja em geral”.

A participação nestas oficinas, embora gratuita, é sujeita a inscrição prévia.

O modelo da `Oficina Pastoral´ é uma das três propostas formativas da Escola do Santuário, que desenvolverá, por outro lado, um conjunto de acções que “têm por objetivo divulgar os conteúdos da Mensagem em relação com as grandes questões contemporâneas” e o formato dessa formação  será o curso sobre a Mensagem de Fátima. Depois, haverá ainda um terceiro tipo de formação que são as experiências de espiritualidade com retiros, designados de `Itinerários de Espiritualidade´ que visam proporcionar às pessoas oportunidades de viver dimensões da Mensagem de Fátima que possam constituir um contributo significativo para a sua vivência pessoal, familiar e social de cristãos.

“Quer sejam oficinas pastorais quer sejam cursos  a dimensão da vivência espiritual destas atividades é uma grande preocupação. Em todas elas a vivência espiritual será forte: haverá momentos de oração e de celebração marcantes em todas, numa perspetiva mistagógica”, acrescenta ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

O curso e os itinerários são abertos ao público em geral;  já as oficinas são destinadas a agentes específicos de pastoral.

O modelo de santidade dos Pastorinhos e o desejo de Céu

“Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos Pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, excepto agosto, haverá iniciativas. Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: «E eu vou para o céu?» A visão da eternidade na Mensagem de Fátima”, sublinha ainda o Pe. José Nuno Silva que explicita a associação que vulgarmente se faz de Fátima à visão do Inferno.

“A mensagem de Fátima está muito associada à visão do inferno, que acontece na aparição de julho, e há todo um imaginário sobre Fátima à volta desta questão. Mas mais profundo na Mensagem é a vivência dos Pastorinhos”, esclarece.

“Se é certo que eles ficam muito marcados por esta  visão do inferno, que suscita neles um grande amor e grande preocupação pela oferta de si  mesmos para que ninguém vá para o inferno, a verdade é que o que estava  aqui patente era um grande desejo de Céu”, adianta ainda o sacerdote.

“Nós queremos aprofundar este desejo de Céu, que nos parece um tema que importa aos homens, nossos contemporâneos: o desejo de céu, a consciência de que somos destinatários de um convite e de um chamamento à eternidade. Importa descerrar o horizonte da vida do homem e pensar o além morte, abrindo  a consciência à ideia de salvação e de que estamos salvos”, frisa o Pe. José Nuno Silva.

Os Itinerários de Espiritualidade

A Escola do Santuário promoverá ainda os `Itinerários Espirituais´  a começar por quatro sobre o Rosário,  que ocuparão 4 fins de semana: “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gozosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios luminosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios dolorosos” e “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gloriosos”, em dezembro(15 e 16), em janeiro (19 e 20), em março (16 e 17) e maio (18 e 19), respetivamente. Haverá ainda uma semana, entre 27 de maio e 2 de junho, em que os quatro itinerários serão abordados.

A Escola do Santuário proporcionará ainda os `Itinerários de Espiritualidade´ específicos, centrados numa determinada temática, a saber: “Fátima na luz da Páscoa” (de 18 a 21 de abril); “Encontro de espiritualidade para aposentados: aqui está o meu caminho” (8 a 10 de maio e 9 a 11 de outubro) e um itinerário destinado a pais que perderam filhos crianças: «Não se aflija, minha mãe, eu vou para o céu». Perder um filho criança (15 a 16 de junho).

No terceiro fim de semana do mês de setembro a Escola do Santuário dinamizará um retiro, nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, centrado na devoção de Lúcia de Jesus ao Imaculado Coração de Maria e designado “Lúcia de Jesus, o coração como missão”.



publicado por Carlos Gomes às 11:54
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

OURÉM REÚNE EXECUTIVO MUN...

SOCIALISTAS DE OURÉM ELEG...

"O ANJO DE PORTUGAL" DA E...

6 NOMES DE ALUNOS E EX-AL...

CHORUS AURIS COMEMORA 46º...

CIENTISTA ANTÓNIO GALOPIM...

INSIGNARE ASSINA PROTOCOL...

MANUEL CARGALEIRO EXPÕES ...

PAN QUER PORTUGUESES A PE...

FILARMÓNICA DE OLIVENÇA D...

BANDA DE VILAR DE PRAZERE...

MUNICÍPIO DE OURÉM ESTÁ A...

CÂMARA MUNICIPAL DE OURÉM...

AGRICULTORES CONCENTRAM-S...

BANDAS FILARMÓNICAS DESFI...

MUNICÍPIO DE OURÉM CELEBR...

CÂMARA MUNICIPAL DE OURÉM...

COMUNIDADE SIKH DE PORTUG...

ALVAIÁZERE HOMENAGEIA COM...

"(RE)CONHECER OURÉM" ABRE...

CONSOLATA MUSEU EXPÕE "CA...

PAN NEGOCEIA ALTERAÇÕES A...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA ACOLH...

AGENDA CULTURAL DE NOVEMB...

MUNICÍPIO DE ALVAIÁZERE A...

MUNICÍPIO DE ALVAIÁZERE A...

MUNICÍPIO DE ALVAIÁZERE M...

ESPETÁCULOS DE CIRCO DEIX...

OURÉM REÚNE EXECUTIVO MUN...

A INSIGNARE VAI CRESCER E...

CÂMARA MUNICIPAL DE OURÉM...

LIGA DOS AMIGOS DOS BOMBE...

PAN QUER INTÉRPRETES DE L...

PAN QUER RECUPERAR EMBALA...

MUNICÍPIO DE ALVAIÁZERE E...

REFORMA DA FLORESTA VAI E...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

JOVENS FOLCLORISTAS REÚNE...

GUITARRISTA LEIRIENSE REP...

OURÉM REÚNE EXECUTIVO MUN...

INSIGNARE COLABORA NA ELA...

BANDAS FILARMÓNICAS REALI...

CASA DO CONCELHO DE TOMAR...

BOMBEIROS DE OURÉM PROMOV...

SANTUÁRIO DE FÁTIMA EDITA...

MANUEL CARGALEIRO EXPÕE E...

CEPAE DÁ FORMAÇÃO SOBRE C...

JOVENS FOLCLORISTAS REÚNE...

CÂMARA DE OURÉM APROVA VO...

PAN QUER IMPEDIR CONFINAM...

arquivos

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

tags

todas as tags

links
Twitter
blogs SAPO
subscrever feeds